Estudante do IFPB faz intercâmbio na China com bolsa integral: 'preparada para inspirar mudanças'
17/08/2025
(Foto: Reprodução) Paraibana de 17 anos participa de intercâmbio na China com bolsa integral
Reprodução / Raissa Alves
A rotina de estudos da jovem paraibana Raissa Lima, de 17 anos, ganhou um novo cenário neste ano: salas de aula, laboratórios e visitas técnicas na China. Estudante do 3º ano do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, ela passou um mês inteiro no país asiático em uma experiência acadêmica e cultural ao lado de jovens de várias partes do mundo.
Raissa integrou o grupo de dez brasileiros selecionados, sendo cinco deles enviados para a China e outros cinco para o Egito. Entre 6 de julho e 2 de agosto, ela esteve no país asiático junto a participantes de diferentes regiões do mundo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
A oportunidade veio por meio de um programa que oferece bolsas integrais para estudantes com interesse nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o bp Global STEM Academies 2025.
“Quatro semanas fora do Brasil são desafiadoras e transformadoras. Quero colocar em prática tudo o que já aprendi, inclusive no currículo virtual do programa, e voltar preparada para inspirar mudanças na minha comunidade. É uma oportunidade única de ampliar meu olhar de mundo e fortalecer meu compromisso com causas sociais”, disse Raissa, que já participou de olimpíadas do conhecimento e projetos de extensão.
A preparação para o intercâmbio começou meses antes, em março, com um curso online de 12 semanas, realizado em parceria com a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Os estudantes tiveram contato com temas como impacto social, energias renováveis e competências globais. Ao final, recebem certificação internacional.
Segundo a diretora de Comunicação e Assuntos Externos da bp no Brasil, Simone Guimarães, investir na formação de jovens líderes é essencial. “Formar jovens líderes conscientes e preparados para atuar em um mundo em constante transformação é fundamental”, afirmou.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba